Design atraente é sinônimo de mais clientes e mais vendas
Quer atrair mais clientes? Precisa aprimorar seu marketing digital?
Existe um caminho que pode ser bem útil para você – capriche no design, invista em imagens, identidade visual e comunicação não-verbal.
Uma linguagem simples aliada a um forte design desperta atenção e fomenta a comunicação. Você pode começar se preocupando com os elementos gráficos, a padronização das imagens, a tipografia e ter uma página de vendas visualmente rica e fácil de usar.
De acordo com Steve Jobs: design vai além de como e o quê se parece; design é como funciona. E estudos científicos mostram os seguintes dados relativos a importância do design em um site:
- O conceito psicológico de “priming” – a primeira impressão é a que fica;
- 94% dos usuários abandonam um site por ter uma aparência não-agradável;
- Menos é mais. Como menos opções de escolhas o seu site pode aumentar as vendas;
- O redesign de um site, pode gerar 65% mais visitas e 133% mais emails capturados.
Porque investir em design?
Mais do que uma simples embalagem, um bom design torna a vida das pessoas mais simples, mais fácil. Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.
Um design mal trabalhado pode quebrar o seu site. Destrói a credibilidade, mesmo se tiver um conteúdo relevante. A cada 100 pessoas que dizem não confiar em um site, 94% apontam a aparência (o visual) como o fator determinante deste problema. Logo, conteúdo relevante é necessário, e design atraente é fundamental.
Essa primeira impressão se dá em curtos 8 segundos. É nesse tempo que a maioria dos visitantes decide se o seu site é confiável ou não. Afinal, “a primeira impressão é a que fica” (Priming).
Já o paradoxo das escolhas implica que: quanto mais opções o cliente tem, menos vendas você consegue.
Por exemplo, uma pessoa visita um site e se depara com os seguintes itens:
- Data e horário atual;
- Calendários de posts;
- Visitantes ao redor do mundo;
- Milhões de redes sociais;
- Infinitas categorias;
- Nuvens de tags;
- Blogs recomendados.
Isso tudo, que é facilmente encontrado em sidebars, pode ser considerado “lixo”, e o que deveria atrair e facilitar, na verdade ocupa vários pixels e não serve pra nada, além de confundir.
Logo, menos é mais. Portanto, economize nos widgets, imagens e textos sem propósito. Coisas simples farão a diferença:
- Mantenha poucos itens no menu de navegação;
- Use a sidebar na esquerda do blog ao invés da direita;
- Adote um design responsivo;
- Otimize seu design para SEO;
- Torne o site esteticamente atraente;
- Adote conceitos universais de boas práticas de usabilidade;
- Escolha um template fácil de usar e configurar.
Resumindo:
A primeira impressão influencia toda interação futura, um bom design faz com você alcance 3 grandes objetivos:
- Não causa uma má impressão na maioria das pessoas que poderiam deixar seu site;
- Aumenta o efeito subconsciente do “Priming” (ativação de um processo cognitivo, onde o indivíduo desencadeia um comportamento sem pensar conscientemente nele, de forma “automática”), tornando seu trabalho muito mais fácil de manter o leitor no seu site;
- Transforma atenção em intenção e ação.
E então…achou nossas dicas interessantes? Sim, mas não sabe como fazer ? Isso não é problema, a Tuiuiú Comunicação cuida do design do seu site para você. Entre em contato conosco!