Aprendendo a empreender

O bom empreendedor investe em si mesmo e isso impulsiona o seu próprio negócio! Mas está na moda assumir riscos e nessa onda poucos empreendedores procuram se informar sobre o que é necessário saber antes de começar.

Ter uma boa ideia, foco no sucesso e contar com a sorte não leva ninguém a lugar algum. As velhas histórias de sabedoria e riqueza que ouvimos por aí, contando “cases” onde jovens empreendedores largaram a faculdade e fizeram cifras milhonárias como Steve Jobs e Bill Gates, não passam de “historinhas”.

Em 2013 a Endeavor realizou a pesquisa “Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções” e detectou pelo estudo que três em cada quatro brasileiros dizem ter vontade de empreender. Essa é a segunda maior taxa do mundo, atrás apenas da Turquia. Já a pesquisa internacional, o Global Entrepreneurship Monitor, de 2010, mostrou que apenas 9% da população adulta brasileira se capacita para iniciar um negócio. Essa é uma das piores taxas do mundo. No Chile essa proporção é de 43%, e na Argentina, de 20%.

Outra informação importante, resultado da pesquisa da Endeavor, e que comprova a relação direta entre preparo e o crescimento dos negócios é que: apenas 4% dos quatro milhões de CNPJ’s no país são de empreendedores brasileiros que têm funcionários, e que a maioria desses negócios é de pessoas com maior nível de escolaridade.

Essa falta de conhecimento e preparo fica clara quando entendemos quais são os maiores desafios do cotidiano dos empreendedores. Entre os quatro maiores problemas apontados na pesquisa, três estão ligados à falta de conhecimento, são eles: gestão de pessoas, fluxo de caixa e como administrar um negócio.

A educação e capacitação têm impacto direto na possibilidade de crescimento dos negócios. O ideal é se preparar com um curso de pós-graduação em negócios ou cursos de capacitação com menores durações; como os oferecidos pelo SEBRAE. Durante as aulas você aprenderá como cuidar da abertura e do dia-a-dia da sua empresa, e pode até firmar parceria ou sociedade com outras pessoas interessadas no mesmo ramo.

A máxima: “o negócio é tão bom quanto o empreendedor que está por trás”, é uma verdade. Uma empresa é resultado do trabalho de pessoas. E pelo menos no começo, a chave mestra é o fundador, o empreendedor. Se você sonha grande e quer criar um negócio muito bom, precisa se esforçar em reunir conhecimento. Esse é o seu primeiro investimento. Invista em si mesmo e automaticamente estará investindo no seu negócio!

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.