Como compor um salário adequado para o seu funcionário?
Motivação é fundamental para estimular o trabalho e satisfação profissional. O valor da remuneração merece destaque nesse sentido. Então, como descobrir qual o salário ideal?
Na hora de encontrar o profissional para uma empresa, para desempenhar determinada função, muitos aspectos são avaliados, dentre eles: competência técnica, alinhamento com os valores da organização e potencial de crescimento. Depois de um longo processo seletivo é hora de pensar qual salário será adequado.
E como avaliar? Pense se a remuneração está de acordo com o profissional e com a posição que ele ocupará. Ela será fixa ou variável? Quanto devo oferecer sobre seu salário atual para conquistá-lo? Qual o melhor cargo disponível?Mesmo em empresas, onde níveis salariais são pré-definidos de acordo com o cargo e o nível do profissional, podem ocorrer variações nos adicionais, opções de ações etc. É aí que surgem as dúvidas.
O primeiro passo é analisar o nível de responsabilidade da posição. Pesar na balança quanto essa pessoa gera para o orçamento final da empresa em determinada função. Qual conhecimento que ela precisou adquirir ou desenvolver para ocupar o cargo? Quais são, realmente, as atividades que ela desenvolve?
Com base nessas informações faça uma “pesquisa de mercado”, e veja quanto as outras empresas, do seu ramo, na sua região, pagam para seus colaboradores em posições similares. Se for para cargos gerenciais, verifique o mercado nacional. O salário variável deve ser ligado a objetivos, que podem ser individuais, da equipe ou da empresa. E também deve ser observada a prática de mercado para posições de nível similar em relação à remuneração variável, comissões e eic..
Com todas informações em mãos é chegada a hora de negociar o salário com o candidato. Agregue as informações de quanto ele ganha hoje ao processo, avalie qual a intensidade da sua vontade de trazê-lo para a equipe, que habilidades exclusivas ele tem e como isso pode alavancar a sua organização.
Atenção extra para a estrutura existente e os impactos desta decisão na organização. A remuneração não deve ser muito acima dos pares, nem muito abaixo, pois isso pode gerar tensão ou desmotivação, criando uma situação insustentável em um futuro próximo. Trate tudo com bom senso. O importante é encontrar uma solução que deixe todo mundo satisfeito e motivado.