Dicas de um empreendedor de sucesso
Loucura é com ele mesmo! Com uma legião de fãs nas redes sociais, Flávio Augusto fundou a rede de escolas de inglês Wise Up (1995), e vendeu no ano passado para o Grupo Abril, por R$ 877 milhões. Em seguida, decidiu investir em um time de futebol nos Estados Unidos e comprou 85% do Orlando City, que a partir de 2015 vai disputar a Major League Soccer, a principal divisão do futebol no país. Mas ele diversificou e tem outros negócios, entre eles o Geração de Valor, um projeto que começou com o intuito de motivar as pessoas a sair da mesmice.
Com tanta experiência e sucesso, o empreendedor deu algumas dicas para movimentar o seu negócio:
Seja protagonista da sua própria vida – Seja “a cabeça” do seu próprio negócio. Não delegue a sua função para outra pessoa. Seja autoconfiante. Nunca se ache um coitado; você é capaz!
Mude seus hábitos. Tenha humildade e revise sua vida. Uma autoanálise pode valer ouro. Você vai enxergar algumas falhas ou achará que é um coitadinho. Não desanime, a percepção do erro é o primeiro passo para o acerto!
Assuma a responsabilidade – Não dê desculpas para tudo. Não transfira para alguém a razão do seu próprio fracasso. O que você colhe é o resultado do que plantou. Pegue o leme da sua vida e assuma o controle!
O impossível não existe – Não acredite em pessoas que dizem que algo é impossível. A transformação da mente é o exercício da sua intelectualidade; todas as respostas que precisa estão dentro de você!
Persevere – Analise as possibilidades e veja os exemplos de quem começou do zero, era pobre, teve disciplina e não aceitou um não como resposta. Todos tiveram que se dedicar muito e sempre! Agora responda? Até que ponto você está disposto a perseverar pelo seu projeto? Essa resposta é a medida do seu sucesso. O desafio existe, e você decide se vai recuar ou avançar!
Não tenha medo de crises – Manter a sua consciência e não entrar em pânico é sempre positivo. A iminência de crise sempre existe, mas com a economia global de hoje, não há impedimento para empreender. O mercado brasileiro tem uma demanda constante por inovações. Muitas vezes basta posicionar o mesmo produto em um novo contexto.
Você tem uma missão. Cada um de nós tem algo específico pelo qual o coração bate mais forte. Cumpra a sua missão sem se importar com o que os outros vão pensar. E lembre-se: quem tem uma missão não tem relógio de ponto. O melhor incentivo será ouvir “Você é louco.” Siga em frente!