Fidelização de clientes
Seis dicas práticas para usar no seu negócio
Para cativar o consumidor não basta ter um bom atendimento, um excelente produto ou serviço. É preciso muito mais do que isso, muito mais do que ter o foco no cliente; é preciso ter o foco do cliente, ver com os olhos dele!
Empatia é a palavra-chave. O que vale para a vida vale para o mundo dos negócios. Ter capacidade psicológica, ou perceptiva para sentir o que sente o seu cliente e compreender seus desejos e necessidades gera uma relação duradoura de confiança.
O melhor marketing do mundo ainda é o boca a boca. Cuide do seu pós-venda e de gestão de relacionamentos a médio e longo prazos. Siga as dicas abaixo e perceba logo os reflexos nos seus resultados:
1. Conheça seus clientes
Adote o CRM (Customer Relationship Management); um sistema de gerenciamento facilita suas relações com clientes. Mesmo em negócios pequenos e sem muita grana, isso funciona. Monte uma planilha ou banco de dados que permita inserir informações precisas dos contatos com clientes e use-as ao seu favor.
2. Desenvolva ações de relacionamento
Privilegie seus clientes fiéis. Muitas empresas adotam promoções e vantagens para clientes novos, e esquecem-se de agradar os antigos! E tudo que envolva lançamento e inovação na empresa, comunique primeiro a quem está fidelizado.
3. Inove na comunicação
Crie uma estratégia ou adote um canal de comunicação que mantenha o cliente conectado com sua marca ou negócio. Exemplo: informativos, newsletter, revista corporativa e promocional, pagina em rede social com dicas interessantes, entre outros.
4. Mantenha um plano de fidelização
Faça um plano de fidelização como um cartão da loja ou um serviço de suporte exclusivo ao cliente ou empresa que mais compra, e que compra de você regularmente.
5. Tenha uma ouvidoria
Crie um canal pelo qual o cliente possa reclamar ou sugerir melhorias. Ele precisa se sentir protegido e confortável para falar sobre seus desapontamentos e expectativas. Nem sempre um vendedor fará todo o serviço. Esteja atento às solicitações e reclamações e atenda-as rapidamente.
6. Avalie sempre
Você já ouviu falar em NPS – Network Provider Score? É bom se interar sobre o método, que é simples e fácil de implementar. Você pode procurar na internet e também ler o livro “A Pergunta Definitiva”, de Fred Reichheld.
Bons negócios!