Relacionamentos e vendas é a dobradinha da vez na Web
Mídias sociais ganham cada vez mais espaço no mundo dos negócios
Elas começaram conquistando pessoas que estavam em torno dos seus 18 anos, alguns anos passaram e foram absorvendo um público com mais idade, hoje as mídias socias fazem parte do cotidiano e cada vez mais estão fortemente presentes na área de negócios. Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Marketing, da Universidade de Massachusetts Dartmouth analisou o uso das ferramentas sociais nas empresas de crescimento mais rápido nos EUA e no mundo. Veja os resultados a seguir:
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O LinkedIn cresceu 88% em 2013, mantendo-se em primeiro lugar entre as 500 maiores companhias do mundo, com base no ranking Fortune Global 500 e da Inc. 500. De acordo com a pesquisa o site de contatos profissionais tem alcançado rápida penetração no mundo dos negócios, além de mostrar que o uso das mídias sociais pelas empresas mudou bastante nos últimos 12 meses;
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O Google+ e o Instagram tabém foram incluídos nos estudos que revelaram que sites de compartilhamento de fotos e vídeos (YouTube, Pinterest e o próprio Instagram, entre outros) estão se tornando cada vez mais atraentes para as empresas e tiveram aumento da popularidade;
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As redes de relacionamentos estão em alta.O Facebook voltou a crescer em 2013 nas empresas, para 84%, depois de cair 7% em 2012. Pela ordem, o Twitter cresceu 7%, os blogs, 8%, o Pinterest, 15 %, e o YouTube, 20%;
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O Twitter é a plataforma que tem o maior potencial para ajudar a impulsionar as vendas. O resultado de 2013 difere bastante do apresentado em 2007, quando foi realizado o primeiro estudo sobre o uso de mídias sociais. Na ocasião, a pesquisa mostrou que 8% das empresas da Fortune 500 utilizavam blogs como plataforma de auxílio aos negócios, na comparação com 19% da Inc. 500. Hoje 52% das empresas analisadas na Inc. 500 utilizam blogs, e 34% da Fortune 500. Isso demonstra que, independente das diferentes porcentagens, as empresas continuam adotando blogs para comunicação, e os números só crescem sob esse aspecto.
Qual a melhor plataforma?
Executivos em cargos de direção em empresas com faturamento anual entre US$ 3 milhões e mais de US$ 200 milhões se posicionaram da seguinte forma, quando questionados sobre quais plataformas de mídia social teria o maior potencial para auxiliar no crescimento do negócio:
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61% dos entrevistados apontaram o Twitter;
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55% indicaram o Facebook;
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31%, o Pinterest;
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As outras opções disponíveis foram: LinkedIn e YouTube.
Aproximadamente 45% dos entrevistados disseram que estão acompanhando a evolução das vendas através de plataformas de mídia social. E apontaram os seguintes percentuais de vendas anuais provenientes do Facebook, Twitter e Pinterest:
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50% disseram acreditar que elas são limitadas a menos de 1%.
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2% estimam que mais de 10% de suas vendas anuais advêm do Facebook, Twitter ou Pinterest.
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Dentre os executivos que não adotam mídias sociais para acompanhamento das vendas, 29% afirmaram que pretendem aderir a essas ferramentas nos próximos 12 meses.
Na contramão, o mesmo relatório indica que 59% das empresas monitoram suas marcas, produtos ou o nome nas mídias sociais, contra 70% em 2010.
Tecnologias móveis
Dois terços das 500 maiores empresas participantes do estudo utilizam tecnologias móveis para se conectarem a clientes e colaboradores e elas mesmas oferecem os dispositivos móveis e aplicativos para download aos funcionários. Dentre elas:
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92% indicaram que seu site corporativo foi otimizado para celular;
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25% têm de aplicativo para download;
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19% estão usando mensagem de texto em campanhas de marketing.
Publicidade online
Os executivos também opinarão sobre a estratégia de promoção online e de que forma isso poderia aumentar os lucros:
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43% dos entrevistados escolheram banners ou links patrocinados como recursos de publicidade online para incrementarem as vendas;
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Cerca de 20% preferem listar a empresa em diretórios de negócios online ou plataformas de mídia social;
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17% declararam não acreditar que nenhuma dessas estratégias promocionais online realmente possam contribuir para aumentar os negócios. E preferem métodos tradicionais de venda, como o contato direto com os clientes, marketing de relacionamento e networking.